31 de maio de 2011

Larguemos o Sofismo!

     Ontem a noite eu estava escultando a música A Lição de Oficina onde tem uma frase que diz: "Todos conhecem a nossa retórica, mas nínguem nos vê coloca-la em prática"; com essa frase lembrei das aulas de filosofia que o Padre João que era meu professor ministrava e falava sobre os Sofistas: que tinham uma retórica(arte/técnica de bem falar) muito elevado, que conquistava seguidores pelas palavras bonitas e talz. Parei e pensei: "estamos cheio de Sofistas nas igrejas"; pessoas que pregam o evangelho de uma forma tão bela e nada simples que seguimos só pela beleza das palavras e não com a simplicidade que ele é. Vou falar um pouco dos Sofistas:
     Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Esses se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas cidades. Dessa forma, substituíram a natureza que antes era o principal objeto de reflexão pela arte da persuasão. Eles ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem o seu pensamento particular e suas próprias opiniões contrárias sobre o mesmo para que dessa forma conseguisse seu espaço. Por desprezarem algumas discussões feitas pelos filósofos, eram chamados de céticos até mesmo por Sócrates que se rebelou contra eles dizendo que desrespeitavam a verdade e o amor pela sabedoria.
     
     Vixe, será que temos algo realmente de Sofistas? Alguns pregando de uma forma igual até no jeito de falar, de formas tão complexas que não é qualquer um que entende. Claro que não temos q sair por aí falando as palavras erradamente, ficar na pregação falando "pobrema", veja que não estou falando de erros de português e coisas assim, mas sim da simplicidade que é pregado o evangelho. Podemos ver que Jesus pregou de uma forma tão simples que grande parte dos que converteram eram analfabetos e pessoas do 'povão'. Vamos parar de complicar o evangelho e pregar na sua simplicidade como fez Cristo: 

"Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.''
Mateus 11:25
    A palavra de Cristo é de uma complexidade tão grande mas de uma simplicidade tão boa que até as crianças a entendem, e queremos dificultar isso. A música que ouvi o trecho inicial do post segue abaixo:

2 comentários:

  1. interessante seu texto rapaz. Gosto do evangelho, mas me incomoda o antagonismo igreja. Ao tempo em a palavra é bonita, bem falada, ela é vazia, pois não corresponde ao que é vivido por quem fala. E as pessoas vivem de emoção. Isso tudo deixa a duvidas quanto a veracidade do que é ensinado pela igreja. Até que ponto nada foi deturpado, contorcido pela igreja, na epoca da inquisição? Até onde foram os lideres religiosos para se matenrem no poder? Ocultaram a palavra divina, rasgaram, impediram as pessoas de terem acesso, tiraram livros e, porque não, terem colocados algum, ou algumas palavras ou retirado outras....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu texto eh em parte interessante, mas quanto a veracidade nao há dúvida alguma para quem vive a palavra, pois pelo que se sente, pela fé quem há pratica verdadeiramente nao lhe resta duvidas quanto a veracidade. Mas para alguns leitores por mais assiduos q sejam, s nao passarem disso, sempre terá duvidas mediante as palavras de Deus! Para ter plena certeza da veracidade soh tendo um relacionamento com Deus!

      Excluir